Plantão KPT #03

No último mês, fomos bombardeados por alegações de bullying e violência escolar por parte de idols e atores em atividade recente ou próxima na Coréia do Sul. A maré de notícias com base em fóruns de conversa de origem duvidosa deixou muito kpopper confuso, receoso, ansioso e causou uma quantidade gigantesca de consequências - das menores às mais perigosas.

Hwang Hyunjin (Stray Kids)

Gatilho: menções a bullying, violência física e psicológica durante todo o texto

No KPTN 29, falamos sobre o caso do Woonggi, do grupo TO1, que foi acusado de bullying após receber elogios online por sua postura responsável diante da pandemia. A acusação foi provada enganosa após a checagem dos fatos, mas mal poderíamos imaginar que Woonggi seria o primeiro de diversos acusados de violências semelhantes no período escolar.

Muitas notícias continuam saindo e posicionamentos estão sendo tomados, mas o K-Pop Top Podcast resolveu compilar o que sabemos até agora numa newsletter de Plantão KPT, de modo a organizar as informações já recebidas e nos preparar para o que ainda vai chegar.

Começaremos falando dos casos que se resolveram rapidamente, depois dos de acusação mais grave com consequências mais severas, e por último mencionaremos quais outras celebridades tiveram os nomes citados. Bora?

Quase deu um baita ruim

Kim HyunA

Vamos começar falando da solista HyunA, da PNation, que teve acusações similares às das meninas do I-DLE (falaremos delas daqui a pouco) nas redes: bullying e violência física. As notícias eram tão floreadas que até a artista ficou chocada e foi uma das primeiras a soltar em suas redes sociais que nunca bateu em ninguém, pois passou a adolescência perseguindo seu sonho de ser idol. HyunA disse que “depois da aula, eu pegava o ônibus e ia direto para a agência”, indicando que não tinha tempo para interagir com os outros, ainda mais implicar com as pessoas.

A PNation também se manifestou sobre o caso. Eles informaram que o treinamento de HyunA começou aos 8 anos de idade e que ela não teve tempo para vivenciar uma vida escolar normal, o que foi muito difícil. As acusações de violência são falsas, e eles não hesitarão em processar aqueles que espalharem tais rumores.

Yoo Kihyun (Monsta X)

Quem também teve o nome jogado na roda foi o Kihyun, do Monsta X. Depois do Desastre de 2019, a Starship foi rápida pra resolver o caso, porque soltou uma nota bem detalhada pouco tempo depois das notícias falsas começarem a ser espalhadas.

As acusações de bullying do vocalista principal do Monsta X partiram da mesma pessoa que o acusou em 2015, durante o debut do grupo. Na época, depois de investigar, foi constatado que os rumores eram falsos e o acusador foi liberado com um pedido de desculpas sob a promessa de nunca mais soltar notícias falsas contra Kihyun. Como não manteve sua promessa, o acusador será processado pela Starship.

Mesmo com a comprovação da mentira, a empresa ainda fez questão de investigar as acusações novamente, entrando em contato com a escola na qual Kihyun estudou, assim como seus ex-colegas, para se certificar de que estava tudo certo.

Ainda assim, Kihyun publicou uma carta falando sobre sua época de escola, e pediu desculpas diversas vezes por seu comportamento. A tradução completa está abaixo, mas na carta ele diz que não se lembra de fazer mal a ninguém, apenas de que era um aluno que não estudava muito, mas desde que as acusações ressurgiram, ele passou a se perguntar como a sua própria memória diferia dos outros, por isso pediu desculpas pelo que quer que tenha feito achando que estava tudo bem quando não estava.

No fim das contas, Kihyun encontrou um segundo acusador e os dois conversaram até resolverem suas diferenças. O que realmente aconteceu foi que a pessoa confundiu Kihyun com outro colega de escola, e foi assim que a confusão foi formada. Quanto à pessoa que divulgou as notícias falsas em 2015 e 2021 e aqueles que continuarem divulgando mentiras, a posição da Starship ainda é de processar por difamação.

De mal a pior

Esquerda: Soojin. Direita: Soyeon

Tudo começou quando a dançarina principal do (G)I-DLE, Soojin, foi acusada de bullying por uma pessoa identificada como “A”. “A” (e depois sua suposta irmã) publicou no fórum Pann, o mesmo no qual saiu a acusação contra Woonggi, dizendo que Soojin praticou bullying com sua irmã mais nova no ensino médio, chegando até à violência física, roubo de dinheiro e pertences, consumo de álcool e cigarro.

Não foi a primeira vez que “A” acusou Soojin destas coisas. Guarde esta informação, porque ela vai ser recorrente ao longo dos relatos. A Cube, empresa do (G)I-DLE, investigou o caso e apurou que Soojin discutiu sim com a irmã de “A” pelo telefone, mas as alegações de violência física e roubos são falsas.

Soojin também publicou uma carta explicando seu lado da história. A tradução completa está no link abaixo, mas em resumo, ela admite que fumou quando era nova, e que conhecia bem a família do acusador; ela lembra o motivo da briga pelo telefone - promessas quebradas - e reafirma que todas as outras acusações são falsas.

Depois desta carta, internautas e fãs do I-DLE foram até o fórum reunir evidências da inocência de Soojin, apontando inconsistências nos relatos que gradualmente levaram o público a ficar do lado da artista e, desta forma, “A” acabou aceitando encontrar junto de seu advogado os representantes da Cube exigindo um pedido formal de desculpas da Soojin.

Parecia que a situação com “A” estivesse resolvida, as informações começaram a se embolar. Tanto “A” quanto a tal irmã da briga pelo telefone demonstram comportamentos erráticos; por exemplo, no encontro cara-a-cara, eles disseram querer justiça, mas não levariam o caso para o tribunal. Outro ponto é que há evidências online de ambos acusadores (“A” e sua irmã) como sendo fãs do (G)I-DLE, evidências que podem ser usadas como prova a favor de Soojin.

Em uma longa carta, Soojin rebateu todas as acusações que recebeu, não apenas as feitas por “A”, uma a uma. Ela disse, entre outras coisas, que levaria tudo à justiça e provaria sua inocência, e também falou que se algo se provasse verdadeiro, ela sairia do grupo. A tradução completa está abaixo:

Após a divulgação desta nota, tanto o acusador “C” quanto a atriz Seo Shinae rebateram as afirmações de Soojin falando que ela tem memória seletiva e que divulgou informações falsas, por isso, eles continuarão mantendo sua postura até que ela admita seus erros.

Enquanto isso, conhecidos e familiares de Soojin relataram ficar sabendo que ela está muito triste com tudo o que tem acontecido. Uma cliente da tia da cantora disse que Soojin não sai do quarto, chora muito e tenta de todas as formas lembrar do que aconteceu, para ter certeza absoluta de que não está deixando nada passar. Além disso, ela lê tudo que lhe é enviado, especialmente os bilhetes de ódio, e sua família está muito preocupada, pois não sabem se ela seria capaz de se recuperar destes ataques e voltar aos palcos.

Ainda nessa onda, tentaram acusar a líder Soyeon de bullying também, mas as informações eram tão infundadas que o caso nem foi pra frente. Por exemplo, Soyeon não estudou em escola, então não tinha como ela praticar bullying com colegas de escola.

A Cube informou que irá processar todos que espalharem notícias falsas sobre seus artistas e já registrou as queixas num escritório de advocacia e demonstra estar cuidando de Soojin.

Fontes: Korea In, GIDLE BRAZIL 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10, The Seoul Story 1 | 2, Nunca Pause o MV, Portal GIDLE BR

ATORES

Como dissemos no começo, alguns atores também acabaram surfando na onda das acusações falsas, e vamos destacar dois casos com desenvolvimento notório… pelos motivos errados.

Park HyeSoo

A atriz Park Hyesoo, do drama Dear M (aquele com o Jaehyun do NCT e o Jinhyuk do UP10TION) entrou numa furada ao ser confundida numa postagem do fórum Pann. A postagem do acusador “A” sobre violência escolar foi interpretada erroneamente e o nome dela acabou sendo citado, desencadeando uma série de ações desastrosas.

A agência ameaçou processar os envolvidos por difamação, então “A” veio à público esclarecer que a postagem não era sobre Hyesoo, e sim outra celebridade, se desculpando por não ter especificado antes. Outras pessoas estão espalhando rumores falsos sobre a atriz - até agora já foram 3 acusações diferentes, todas negadas - e já estão sendo processadas. Hyesoo inclusive contou recentemente que ela sofreu bullying depois de voltar do intercâmbio nos Estados Unidos, sendo acusada de coisas absurdas na época.

Notícias mais recentes dizem que mais de uma suposta vítima foi ameaçada por Park Hyesoo, que também ofereceu dinheiro para que as postagens parassem de ser publicadas, algo que não pegou muito bem. Por enquanto, não temos muitas novidades quanto a estas acusações, mas ao que tudo indica Dear M pode entrar na grade de novelas quando a poeira terminar de abaixar (provavelmente no segundo semestre de 2021) e, por enquanto, seu horário de exibição será preenchido por Immitation, outro drama cheinho de idols.

Fontes: The Seoul Story 1 | 2 | 3, Korean Updates 1 | 2 | 3 | 4

Jo Byeonggyu

Em alta atualmente devido ao sucesso dos dramas dos quais participou e com a carreira decolando, Jo Byeonggyu foi outra vítima da série de acusações de bullying. As coisas ditas sobre Byeonggyu são muito parecidas com as sobre Soojin e Hyunjin (que será mencionado melhor em breve) de uma maneira alarmante: bullying, violência escolar, roubo de dinheiro... andar de moto.

A veracidade dos fatos foi contestada rapidamente. O autor dos posts clamava ser ex-colega de escola, mas era alguém que tinha conseguido fotos da época em que o ator estudou na Nova Zelândia de maneira ilegal. Guardem esta informação também para mais tarde. A publicação foi deletada pouco depois de vir à tona, mas não antes do estrago ser feito.

Em suas redes sociais, Byeonggyu disse estar paralizado de vergonha pelas acusações falsas que foram feitas. Ele negou veementemente todo conteúdo do post e afirmou também que tinha amigos próximos no ensino fundamental e outros que não eram tão próximos, e que não poderia fazer nada quanto aos que ele não tinha intimidade. Mais ainda, disse que não era possível tirar conclusões a partir de uma foto fora de contexto e que iria processar os envolvidos na propagação destas mentiras.

A agência do qual o ator faz parte também tomou as devidas providências para entrar com o processo e apesar das acusações serem falsas, consequências negativas estão repercutindo para Byeonggyu, que até teve uma participação cancelada* no programa Comeback Home do canal KBS.

Por fim, com contratos sendo cancelados e incapaz de sair de casa, Byeonggyu soltou um desabafo sentido em sua conta do Instagram no qual afirma estar cansado das acusações infundadas que recebeu, pois o ator continua sendo cobrado por não ter sido amigo de todo mundo na época da escola. A frustração é entendível, porque ninguém é amigo de todo mundo de verdade. Sendo assim, Byeonggyu está determinado a provar sua inocência e não mais se abater por estas falácias.

Em resumo, todos os envolvidos provavelmente receberão um processinho.

* A última atualização dizia que o episódio com o ator seria adiado sem previsão de exibição

Fonte: Korean Updates 1 | 2

E TEM MAIS

Até agora, os resultados para cada artista tem sido agridoce, não? Alguns ficaram relativamente bem, outros relativamente mal, mas ninguém está mais na lama do que os próximos que iremos comentar.

Hwang Hyunjin

Começando pelo Hyunjin, do Stray Kids. Com o Kingdom batendo à porta e o Stray Kids figurando como um dos favoritos à coroa, o nome da face do grupo entrou num verdadeiro mosh-pit durante a semana. Como mencionado anteriormente, Hyunjin teve acusações semelhantes às de Byeonggyu: bullying e violência física.

No início, parecia que a JYPE faria o serviço dela, pois a própria empresa soltou uma nota dizendo que estava averiguando a veracidade dos fatos envolvendo seu artista. Eles estavam dispostos a entrar em contato com os autores dos posts e descobrir o que realmente aconteceu, mas também disseram que pelos relatos de Hyunjin serem tão divergentes das postagens, quaisquer pessoas que fossem pegas disseminando notícias falsas sobre ele seriam processadas.

MAS, e sempre tem um mas, tudo começou a dar errado bem rápido. Mal passou um dia e foi anunciado que Hyunjin não seria MC do Music Core no sábado (27/2), e que ele seria substituído por sua colega de agência Yeji, do ITZY. Na ocasião, o canal MBC falou que não estavam discutindo a substituição oficial de Hyunjin do quadro de apresentadores, o que parecia ser uma boa notícia no meio da confusão.

Só que sabe como é, né, as coisas nunca vão de acordo com o plano. Pouco tempo depois, a JYP Ent. soltou outra nota, desta vez falando sobre os resultados da investigação que fizeram e… a nota foi completamente ambígua, pois não negou nem confirmou praticamente nenhuma das acusações, apenas disse que todo conteúdo da postagem era “exagerado”, deixando assim pra imaginação de quem lesse o que aconteceu.

Na verdade, a situação era bem parecida com a de artistas que já mencionamos antes: Hyunjin não se “dava bem” com todo mundo, mas também não chegou a agredir ou fazer bullying com ninguém. Pelo contrário, seus colegas e professores se manifestaram dizendo que ele era muito bom aluno e tranquilo. A empresa soltar uma nota ambígua assim é estranho, não?

Junto da nota da empresa, Hyunjin, tal qual Kihyun, postou uma carta de desculpas na qual pedia perdão por suas atitudes e ações que mesmo sem ele perceber poderiam ter machucado as pessoas com as quais ele estudou, além de se desculpar por ter decepcionado seus fãs. A tradução completa está abaixo:

Depois de tudo isso, essa empresa imbecil ainda teve a pachorra de colocar o menino em hiatus a JYPE anunciou que Hyunjin entraria em hiatus até o fim das investigações. Mesmo que praticamente tudo já esteja confirmado como mentira. O Stray Kids, ao que tudo indica, começará a participação no Kingdom com 7 integrantes; já o recém-lançado comercial para a marca de maquiagem Clio removeu primeiro as fotos de Hyunjin e quase que todo o grupo foi cortado, já que as primeiras fotos deles também saíram de circulação, mas a Clio anunciou que continuaria promovendo as propagandas, só que sem o Hyunjin. Depois do anúncio, imagens diferentes com 7 membros foram publicadas nas redes sociais da marca.

Quanto ao MuCore, outra(s) pessoa(s) têm ficado no lugar dele aos sábados como convidados até que ele volte do hiatus, mas recentemente a foto de Hyunjin voltou para as redes sociais do programa, então talvez o veremos em breve.

E é assim que uma empresa se torna o exemplo perfeito do que NÃO fazer para proteger seu artista inocente.

Fontes: Nunca Pause o MV, The Seoul Story 1 | 2, Korean Updates 1 | 2 | 3, Stray Kids Brasil 1 | 2, K-Pop Top Podcast, MBC Music Core

Kim Mingyu

Já o Mingyu, do Seventeen, teve momentos dignos de uma montanha russa. Tudo começou quando mais um post no fórum do Pann apareceu, desta vez acusando o idol de bullying durante o Fundamental 2. As acusações logo foram derrubadas já que vários pontos como idade, escolas e turmas estavam erradas, e a Pledis anunciou que após apuração dos fatos, a acusação era, de fato, falsa. Tal qual a Hyuna, o Mingyu começou o período de treinamento cedo, então não tinha tempo de ficar na escola. A postagem original foi deletada.

A história que pareceu terminar aí, na verdade, tomou um rumo pior ainda depois que surgiu um segundo post sobre o Mingyu que tinha uma nova acusação de violência escolar que tinha de tudo e um pouco mais, incluindo acusações de constrangimento sexual e bullying contra um aluno autista da classe. O post original do Pann possui fotos de laudos de terapia que a pessoa disse comprovar o que diz no post.

O problema principal aqui é que todo esse rebuliço começou depois de uma tradução errada de uma conta no twitter que agora está trancada. Pouco tempo depois a pessoa do twitter publicou um pedido de desculpas e assumiu que traduziu a postagem de maneira errada no calor do momento, o que colocou a acusação de constrangimento sexual meio que fora da cartela do post original. Outras traduções pela internet também apontam que o post foi feito por um homem, o que corrobora o fato da acusação de constrangimento sexual ser parte apenas da má tradução.

Além da tradução errada, alguns fatos do relato do post do Pann também não batiam, como o período de formação do Mingyu e o fato da pessoa postar imagem de um laudo terapêutico, pois é um documento que não é entregue a pacientes ou a terceiros.

A Pledis, que inicialmente parecia apenas calada, na verdade estava fazendo o seu trabalho e se pronunciou sobre as novas acusações. A empresa postou um comunicado em coreano e uma hora depois em inglês, provavelmente para evitar mais confusão com traduções. No começo da nota a Pledis pede desculpas pela demora de um pronunciamento, mas anunciou que está investigando minuciosamente as acusações, entrando em contato com Mingyu, com a escola, colegas de classe e parentes destes. Até o momento, o que a empresa pode confirmar ser falso é sobre o aluno autista da classe, relatado como uma das vítimas de bullying. A Pledis entrou em contato com a mãe deste aluno, que negou tudo e disse que se lembra exatamente quem abusou de seu filho da época de escola, e Mingyu não era parte deste grupo. Este mesmo aluno e sua mãe ainda disseram que vivem de maneira privada, e que a exposição do passado dele sem permissão é desconfortável.

A Pledis segue a nota dizendo que este processo de apuração é demorado pela dificuldade de contato com as pessoas da época da escola, além da vítima do post dizer que não quer ser contatada. Ou seja, o processo ainda está acontecendo, e a Pledis avisou que a cautela neste momento é a melhor escolha.

Assim como o Hyunjin, o Mingyu entrou em hiatus de todas as atividades, até o fim das investigações, mas diferente do Hyunjin, colocar o Mingyu em hiatus realmente protegeu o artista, pois ainda tinha muito dedo sendo apontado, enquanto que o caso do Hyunjin está virtualmente concluído e não tem lógica deixá-lo de escanteio.

O Seventeen como grupo também teve seu fanmeeting japonês e sua websérie Going Seventeen adiados, até agora sem nova data. Por enquanto, o comeback também japonês marcado para 24 de abril não sofreu alterações.

Embora as novidades tenham vindo de maneira espaçada, a conclusão chegou, porque a Pledis soltou uma nova nota final sobre o caso, já que houve um acordo com o autor da postagem. Mingyu pediu desculpas, o autor tanto aceitou quanto também deixou que a empresa publicasse a nota de esclarecimento, encerrando assim o assunto com a verdade sobre o caso. A Pledis ainda diz que ainda está investigando outros assuntos relacionados com o post, pois algumas identidades são mais difíceis de identificar.

A espera foi de quase um mês, mas parece que tá tudo bem, e tanto o Seventeen quanto o Mingyu estão gradualmente voltando à ativa.

Fontes: Seventeen Brasil 1 | 2 | 3, Brasil Mingyu, imyour_fantasia, Update K-Boys 1 | 2, Pledis Seventeen, 17_HAMZZI, Seventeen Disse

Resolveu rápido

Esquerda para direita) Chuu (LOONA), Lia (ITZY), Kim Sohye

Agora, falando de mais alguns nomes que apareceram, mas que tiveram desfechos mais fáceis e rápidos, nós temos a Chuu, do LOONA, que também foi acusada de praticar bullying. A BBC não demorou para se posicionar e soltou uma nota dizendo que investigou as alegações feitas e que tudo era falso, além de dizer que entrará com processo legal contra difamação. Alguns colegas de classe da Chuu postaram nas redes defendendo a idol e dizendo coisas positivas sobre o tempo escolar. Pouco depois, a pessoa que fez as acusações contra a Chuu confessou ter mentido e postou uma carta de desculpas escrita à mão.

Com duas situações parecidas, a Lia do ITZY e a ex-IOI Kim Sohye tiveram encerramentos também semelhantes: Ambas artistas tiveram rumores falsos sobre o assunto espalhadas em anos anteriores, que já foram desmentidas pelas respectivas agências após investigações. A JYPE acerta com quem quer e informou que já está prosseguindo com ações legais. A empresa da Sohye também se pronunciou dizendo que tratará os casos em termos legais, terminando apenas com acordos entre ambas as partes ou processos.

Esquerda para direita: Aisha (Everglow), Sunwoo (The Boyz), Lian Sen (YWY3)

As acusações contra a Aisha, do Everglow, também foram desmentidas e a Yuehua já deixou avisado que se as postagens falsas continuarem, eles também entrarão com processo por difamação. Quem seguiu a mesma linha foi a Cre.ker, que não apenas soltou uma nota para desmentir as acusações feitas sobre o Sunwoo, do The Boyz, como já deixou claro que vai processar quem continuar a espalhar rumores falsos sobre o idol e ensinou os fãs como denunciar este tipo de conteúdo. Neste caso em questão, a própria pessoa que postou as acusações apareceu, pouco depois, confirmando que era tudo mentira. A Cre.ker vai prosseguir com o processo contra a pessoa, mas pelo menos sabemos que é tudo falso.

Por fim, lá na China, o trainee do Youth With You 3 a empresa representante do Liang Sen divulgou uma nota sobre os rumores espalhados sobre bullying com outro competidor do programa. A empresa, The Young Entertainment, negou as acusações sobre o artista e disse que, caso as postagens difamatórias não parem, eles pretendem tomar medidas legais sobre o assunto.

Fonte: Highway Star

Não está sendo fácil

Embora seja difícil não vestir o chapéu de alumínio para tentar entender como tantas acusações saíram ao mesmo tempo, o mais importante é entender que, querendo ou não, está rolando mais desserviço com um problema sistemático não só na Coréia, mas no mundo todo, como é o Bullying. Já é difícil para as vítimas reais falarem sobre o assunto, imagina ver essas acusações que vira e mexe terminam sendo comprovadas como falsas até mesmo pelas próprias pessoas que se chamaram de vítimas. Vamos por a mãozinha na consciência e respirar fundo, acreditar na vítima, mas também buscar a verdade dos fatos apresentados.

A onda de acusações e alguns desdobramentos ainda continuam, e nós iremos atualizando vocês pelo KPTN ou por mais plantões na medida do possível. Lembrem-se de tomar água, respirar bem fundo e sair da internet por algumas horas, principalmente se esses assuntos te afetam.

Voltaremos em breve com outras atualizações sobre o caso

FICHA TÉCNICA

Roteiro: Cambs (https://twitter.com/Gabi_Cambi) e By (https://twitter.com/greenmead0w)

Revisão de roteiro: By

Reply

or to participate.